Autoridades norte-americanas e o laboratório Pfizer estimam que até o fim de 2021 crianças menores de 12 poderão ser vacinadas contra a covid-19 no país. As informações são da Folha de S.Paulo.
Para liberar o uso, a farmacêutica tem realizado estudos em crianças a partir de seis meses. Contudo, o primeiro licenciamento deve ser feito para maiores de cinco anos.
Scott Gottlieb, membro do conselho de administração da Pfizer, comunicou, no domingo (29), que as informações desses estudos estariam prontas para apreciação da agência reguladora de medicamentos dos Estados Unidos, Food and Drug Administration (FDA), em setembro.
— (...) e mandar o pedido de aprovação no começo de outubro, o que nos coloca em um cronograma no qual a vacina pode estar disponível no fim do outono (no Hemisfério Norte), mais provável no começo do inverno (em dezembro), dependendo de quanto tempo a FDA levar para revisar a solicitação — disse à Rede CBS.
O renomado infectologista dos Estados Unidos Anthony Fauci também tem projetado datas semelhantes.
Os Estados Unidos estão vivendo uma alta no número de casos concomitantemente com o retorno às aulas, que voltaram ao modelo presencial.