A Secretaria Estadual da Saúde (SES) distribui aos municípios gaúchos, nesta sexta-feira (17), mais uma remessa de vacinas contra a covid-19, a segunda nesta semana. Ao todo, são 173.192 doses, sendo 48.837 de CoronaVac e 124.355 de AstraZeneca. Ambas serão destinadas para aplicação de segunda dose.
De acordo com a SES, a remessa dos imunizantes produzidos pelo Instituto Butantan que será remetida aos municípios estava reservada na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi). Já o lote de AstraZeneca chegou no fim da tarde desta quinta-feira ao Estado.
As doses da vacina produzida pelo Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no entanto, não serão suficiente para atender à demanda atual. Com mais essa entrega, o Rio Grande do Sul terá enviado aos municípios 82% das segundas doses de AstraZeneca referentes à remessa cujo intervalo da data de distribuição completará 12 semanas no dia 23 deste mês. A Fiocruz atrasou as entregas de setembro ao Ministério da Saúde por falta de insumos, situação que já está normalizada.
Pfizer ficará retida
As 191.880 doses de Pfizer que também chegaram ao Estado na quinta-feira não serão distribuídas às coordenarias regionais de saúde de imediato, ficando retidas na Ceadi.
– Os municípios ainda têm doses de Pfizer em estoque. Vamos entregá-las na próxima semana para diminuir o risco de perda de vacinas – justificou a chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), Tani Ranieri.
Além disso, o Estado precisa definir junto com os municípios como ficará a vacinação dos adolescentes sem comorbidades. Na quarta-feira, o Ministério da Saúde fez uma nova orientação, pedindo para que o grupo deixasse de ser vacinado contra a covid-19, mantendo apenas a imunização dos jovens com doenças preexistentes. Apesar dessa nova orientação, a Anvisa mantém a autorização para se usar o imunizante da Pfizer na faixa etária dos 12 aos 17 anos.