A cidade de São Paulo iniciou, nesta segunda-feira (6), a vacinação de cerca de 360 mil adolescentes de 12 a 14 anos de idade sem comorbidades ou deficiência física permanente contra a covid-19. Também nesta segunda começou a vacinação com a dose adicional para idosos acima de 90 anos, que segue até o dia 12 de setembro, para um público estimado em 52 mil pessoas, segundo a prefeitura.
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) reforça a obrigatoriedade de apresentar no ato da vacinação, documentos pessoais, preferencialmente CPF e cartão SUS. É preciso levar um comprovante de endereço da cidade de São Paulo, de forma física ou digital. No caso dos adolescentes, são aceitos documentos em nome dos pais.
Os jovens devem ser acompanhados pelos pais ou por um responsável no ato da vacinação. No caso de impossibilidade desse acompanhamento, é preciso ir com um adulto e apresentar autorização assinada por um responsável.
O imunizante oferecido será o da Pfizer, o único liberado, até o momento, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para os adolescentes.
Idosos
Os idosos com mais de 90 anos devem comparecer a um dos mais de 600 postos de vacinação da cidade de São Paulo, com o comprovante de vacinação do ciclo vacinal completo (a segunda dose deve ter sido aplicada há pelo menos seis meses), documento com foto e comprovante de residência na capital.
A vacinação para esta faixa etária será feita com a vacina que estiver disponível nos postos de saúde.