A partir desta segunda-feira (16), moradores de Porto Alegre que receberam a primeira dose da vacina da Pfizer contra a covid-19 há 10 semanas ou mais poderão fazer a segunda aplicação. Serão quatro unidades de saúde vacinando este grupo, das 8h às 17h: Bananeiras, IAPI, Tristeza e Passo das Pedras. A informação é da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e foi divulgada na sexta-feira (13).
Até então, por orientação estadual, as segundas doses do imunizante estavam disponíveis apenas para gestantes e puérperas que haviam sido vacinadas com a primeira injeção de Oxford/AstraZeneca há pelo menos 10 semanas. Com a chegada de novas doses da Pfizer ao Estado na semana passada, o público foi ampliado.
A mobilização também servirá para tentar reduzir o número de pessoas que estão com a segunda dose da Pfizer atrasada: conforme dados do e-SUS Notifica, 527 pessoas estão com atraso de mais de 90 dias (cerca de 13 semanas) na Capital.
Desde 12 de julho, o Rio Grande do Sul adota o intervalo de 10 semanas entre doses da vacina da Pfizer, de forma que aqueles que receberam a primeira aplicação entre 14 de junho e 12 de julho deverão, a partir da data que consta na carteirinha de vacinação, antecipar a segunda injeção em duas semanas.
Na manhã da sexta, 17.278 ampolas de vacinas contra a covid-19 foram recebidas pelo município: 6.360 doses de Pfizer para primeira dose e 5.328 para segunda, além de 5.590 unidades de CoronaVac para aplicação de reforço.