O Departamento Estadual de Sangue e Hemoderivados lançou, nesta segunda-feira (16), uma plataforma online para agendar doações de sangue ao Hemocentro do Rio Grande do Sul (Hemorgs). É uma forma de facilitar o processo e incentivar mais pessoas a se tornarem doadoras.
Com a ferramenta, não é preciso ficar na fila nem mesmo aguardar o horário de funcionamento do Hemocentro para fazer uma ligação e marcar um horário. Basta entrar no site da Secretaria Estadual da Saúde (SES) e fazer uma busca pela palavra-chave "doação de sangue". A pessoa será apresentada à página em que consta um guia sobre o serviço e o link para fazer o agendamento da doação - que pode ser acessado diretamente aqui.
Além da marcação, que pode ser feito até mesmo na parte da noite, a plataforma também permite que se façam cancelamentos. Não é preciso aguardar o retorno de um funcionário para ter a confirmação.
Com a iniciativa, espera-se recuperar os doadores que haviam antes da pandemia e também estimular novas parcerias. Segundo a assistente social Roberta Fabiana Abbad, do Setor de Captação do Hemorgs, é preciso que haja, todos os dias, cerca de 120 candidatos a doadores para manter o estoque adequado de sangue - são chamados de candidatos aqueles que buscam os bancos de doação e que podem se transformar em doadores.
No entanto, de março do ano passado até o momento, houve uma queda de 15% a 20% no número de candidatos. Em maio deste ano, o cenário foi pior: houve uma redução de 70%, sendo que a quantidade de candidatos a doadores do Hemocentro caiu para cerca de 30 pessoas.
— Quando temos divulgação da mídia, a população reage e é bem solidária, mas as doações voltam a ficar escassas dentro de três dias. Todos os dias, alguém precisa de hemocomponente — apela Roberta.
Um alerta que a assistente social faz diz respeito aos fatores que podem impedir que um candidato vire um doador. Além de não ter passado por algum procedimento cirúrgico nos últimos seis meses, assim como não ter feito tatuagem no mesmo período, entre outros empecilhos que são avaliados na triagem, a pessoa precisa estar atenta para o intervalo das vacinas contra a gripe e contra a covid-19.
Segundo Roberta, quem fez a vacina contra a influenza precisa aguardar 48 horas, contando a partir do segundo dia após a imunização, para poder buscar um ponto de coleta de sangue. O mesmo período precisa ser respeitado para quem se vacinou contra o coronavírus tomando a CoronaVac. Para outras vacinas contra a covid-19, o tempo de espera é de sete dias contados após o dia da aplicação da dose - a doação, portanto, poderá ser feita no oitavo dia.
Por enquanto, a plataforma online para agendamentos de doação de sangue funciona somente para o Hemocentro do RS, com sede em Porto Alegre. Até o fim do mês, será lançado um cronograma com as datas para lançamento de plataformas para os hemocentros estaduais localizados em Pelotas, Passo Fundo e Santa Maria.
Hemocentro do RS
Sede em Porto Alegre: Avenida Bento Gonçalves, 3.722 Partenon
Horário de atendimento: 8h às 16h, de segunda a sexta-feira, sem fechar ao meio-dia
Link para fazer agendamento de doação: https://secweb.procergs.com.br/sae4/?servico=648
O telefone (51) 3336-6755 e o Whatsapp (51) 98405-4260 continuam em funcionamento para agendamentos e informações
Documentação necessária: documento oficial com foto
Santa Casa também lança plataforma
O complexo hospitalar Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre também lançou, nesta segunda-feira (16), uma plataforma online para que doadores de sangue façam seus agendamentos. O link pode ser acessado aqui.
Com as restrições impostas pela pandemia, as doações de sangue na Santa Casa são feitas somente mediante agendamento, para evitar aglomerações. Além da plataforma online, a pessoa pode agendar pelo telefone (51) 3214-8025 ou pelo WhatsApp (51) 98040-7248.