O governo do Estado divulgou nesta segunda-feira (16) que será alterado o cálculo de rateio das vacinas contra a covid-19 a partir da próxima distribuição de remessas, o que deve ocorrer na quarta-feira (18). A mudança, acordada em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), busca imunizar todos os gaúchos com 18 anos ou mais.
Segundo o governo, o planejamento não levará mais em conta o critério de faixa etária. Passará a ser calculado quantas doses cada município ainda precisa receber para aplicar o imunizante em toda a população com 18 anos ou mais. O objetivo é cumprir a meta de vacinar, com pelo menos uma dose, toda a população adulta até 25 de agosto.
Segundo a chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Estadual da Saúde, Tani Ranieri, o Rio Grande do Sul já recebeu e distribuiu 7,1 milhões de vacinas para primeira dose ou dose única, o que corresponde a 81% da população com 18 anos ou mais.
— Hoje temos um cálculo de população estimada, com o número que é estipulado pelo Ministério da Saúde para envio das doses para o Estado. Então nós recalculamos por município para enviarmos as doses que faltam para que seja atingida a meta de vacinarmos toda a população com 18 anos ou mais até o dia 25 de agosto — afirma Tani Ranieri.
Independentemente de eventuais distorções na distribuição, todos os 497 municípios irão receber as doses necessárias para toda a sua população vacinável, segundo Tani. Para atingir 100% do recorte da população, ainda precisam ser distribuídos 1,6 milhão de doses.
Trinta e nove municípios já informaram à Secretaria da Saúde que receberam vacinas suficientes para vacinar com a primeira dose toda a população com 18 anos ou mais.
Na quarta-feira, o Estado distribuirá às 18 coordenadorias regionais de saúde (CRS) cerca de 200 mil doses de Pfizer e aproximadamente 40 mil de CoronaVac, que chegaram ao Estado entre sábado (14) e segunda-feira (16). Esses imunizantes serão utilizados para cumprir a estratégia, já com o novo formato de cálculo.
Ainda na mesma entrega, serão distribuídas cerca de 260 mil doses de AstraZeneca, destinadas à segunda dose.