Começaram a ser distribuídas aos municípios gaúchos, na manhã desta sexta-feira (6), as mais de 151 mil doses de vacinas contra a covid-19 recebidas nesta semana pela Secretaria Estadual da Saúde (SES). São imunizantes da Pfizer e CoronaVac.
As 18 Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS) deverão receber um total de 151.140 doses, que serão usadas para avançar na imunização e em ajustes na distribuição.
— Trabalhamos com estimativas populacionais que, muitas vezes, não correspondem, na vida real, à população que se vacina efetivamente em cada cidade. Queremos seguir distribuindo as vacinas da forma mais equânime e uniforme possível, levando em consideração, por exemplo, a maior população que municípios do Litoral recebem no verão e os da Serra, no inverno — explica a diretora do Centro Estadual de Vigilância em Saúde, Cynthia Molina Bastos.
Portanto, Caxias do Sul, na serra gaúcha, ficará com as maiores remessas de ajuste: serão 2.540 doses de CoronaVac e 3.918 da Pfizer. O município também contará com 4.458 doses da Pfizer para avançar na imunização com a primeira dose (D1).
Já Porto Alegre terá à disposição 11.778 doses da Pfizer para aplicação de D1. A Capital está vacinando, nesta sexta, mulheres a partir dos 26 anos.
Seguindo Porto Alegre e Caxias, Canoas, Pelotas, Santa Maria e Gravataí são os municípios que terão os maiores quantitativos de Pfizer destinados para D1.
Entre esta sexta e o sábado, o Estado recebe do Ministério da Saúde mais 390.630 doses de vacinas. Estão previstas para esta remessa: 162.630 da Pfizer, 3.700 da Janssen e 224.300 da AstraZeneca.