O Rio Grande do Sul recebeu, na madrugada deste sábado (3), uma nova remessa de vacinas da Pfizer, com 136.890 doses. Ao longo do dia, ainda são esperados outros dois lotes de vacinas da Janssen e da Astrazeneca – o que somará um total de 526.490 unidades recebidas em um dia.
Segundo a Secretaria Estadual da Saúde (SES), as remessas de Pfizer e AstraZeneca começarão a ser distribuídas às Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS) na segunda-feira (5), a partir das 13h30min. Das Coordenadorias, os imunizantes seguem aos municípios.
O voo que trouxe as 136 mil doses da Pfizer chegou ao Aeroporto Internacional Salgado Filho à 0h10min. Para as 14h, são esperadas as 202.850 unidades da Janssen. Já as 186.750 doses da AstrazZeneca chegam em voo estimado para as 17h55min.
De acordo com a SES, as doses da AstraZeneca deverão ser utilizadas exclusivamente para aplicação da segunda dose.
Para as unidades da Janssen, contudo, ainda não há previsão de distribuição. Isso porque, antes, Estado e prefeitos precisam definir como será o rateio desse imunizante entre os municípios, em reunião virtual da chamada Comissão Intergestores Bipartite (CIB). A definição deve ocorrer ainda neste final de semana.
O lote da Janssen que chega neste sábado ao Estado faz parte das 3 milhões de doses doadas pelo governo dos Estados Unidos ao Brasil há uma semana. Diferentemente das outras três vacinas contra a covid-19 usadas em solo brasileiro, a da Janssen é feita com aplicação única.
O Rio Grande do Sul tem, até este sábado, 17,1% de toda a população residente vacinada com o esquema completo (duas doses de CoronaVac, AstraZeneca e Pfizer ou dose única de Janssen). Entre a população acima de 18 anos (grupo que hoje tem autorização para tomar a vacina), são 21,7% imunizados com o esquema completo.
Quando o recorte considera apenas a imunização parcial, o Estado contabiliza 42.9% de toda a população residente vacinada com uma só dose. Entre os adultos, 54.5% dos moradores do Estado já receberam uma dose.