Porto Alegre tem 23,3% dos mais de 539 mil gaúchos acima de 40 anos que já poderiam ter se vacinado contra a covid-19, mas ainda não tomaram nenhuma dose de imunizante. O percentual representa 126 mil pessoas, o que corresponde a 17% da população enquadrada nessa faixa etária pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ainda assim, o município já conseguiu chegar a 30% da população com o esquema vacinal completo.
O grupo etário com maior ausência é o de 50 a 54 anos, dos quais 36% ainda não teriam se vacinado, segundo dados da Secretaria Estadual da Saúde (SES) cruzados com os da Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios (Pnad Contínua) de 2019. No cenário estadual, os mais ausentes estão na faixa etária de 40 a 49 anos, conforme mostra uma análise de GZH com base em estatísticas da SES e do DataSus.
Em seguida, na Capital, aparecem os idosos acima dos 80 anos, com 34,1% sem registro de qualquer aplicação de imunizante.
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) avalia que o número real de abstenções deve ser inferior em razão de eventuais atrasos ao longo da cadeia de notificação. Por nota, a SMS observou ainda que “é preciso considerar as pessoas que têm duas residências e tomaram a vacina em outras cidades”.
De qualquer forma, a Secretaria sustenta que a prefeitura “tem feito campanhas de conscientização sobre a importância da imunização, reforçado as informações sobre os locais e horários de aplicação nos canais de comunicação, bem como tentado esclarecer a respeito das chances raras de efeitos adversos da vacina contra a covid-19".
Profissionais das unidades de saúde também vêm incentivando, segundo a SMS, comunidades e usuários das unidades de saúde a se imunizar. Além disso, “as equipes têm feito busca ativa de pessoas que já tomaram a primeira dose e não apareceram para tomar a segunda”.