O gabinete de crise do governo do Estado retirou o alerta de cinco regiões e manteve outras sete nesse indicador dentro do sistema 3As de monitoramento da pandemia, divulgado na noite desta quarta-feira (7). De acordo com o Palácio Piratini, é a segunda semana consecutiva em que os índices apresentam melhora.
Caíram os alertas das regiões de Bagé, Cruz Alta, Erechim, Ijuí e Santa Maria. Por outro lado, as regiões de Cachoeira do Sul, Caxias do Sul, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Pelotas, Santa Rosa e Uruguaiana se mantêm em risco máximo e devem avaliar quais medidas adotar para melhorar os indicadores da pandemia.
— É algo a se comemorar, sim, a melhora de indicadores, mas é importante ressaltar que a retirada dos alertas não pode implicar no relaxamento nos cuidados. Pelo contrário, quer dizer que devemos seguir com eles porque estão dando certo. A vacinação está avançando em bom ritmo, mas ainda precisamos manter os protocolos de prevenção para conter o vírus, preservar vidas e manter as atividades econômicas funcionando — disse o governador Eduardo Leite.
Bagé foi uma região que apresentou quedas acentuadas no número de internados com a covid-19, tanto em leitos clínicos como em UTIs. A redução na taxa de mortalidade também chamou atenção, alcançando índice semelhante ao do Estado.
A incidência de casos confirmados de covid-19 destaca a região de Cruz Alta, onde os registros têm caído pelo menos desde 11 de junho. O número de óbitos vem cedendo desde meados do mês passado também e, desde o início desta semana, é inferior à média estadual.
A região de Erechim também registra queda expressiva no número de infectados pelo coronavírus, tendo chegado a 553 casos por 100 mil habitantes em 15 de junho e, na terça-feira (6), caiu para uma taxa de 226,7 por 100 mil habitantes, bem próximo da média estadual (209,5). O número de óbitos e a queda persistente de internados em leitos clínicos contribuíram para esse movimento.
Ijuí também apresenta queda no número de internados por covid-19 desde o início de junho, principalmente nos leitos clínicos. Além disso, é a quinta região com maior porcentagem da população com esquema vacinal completo.
Em Santa Maria, a situação é semelhante, com redução no número de casos confirmados e das internações em leitos clínicos e UTI.
Regiões com alerta
- Cachoeira do Sul
- Caxias do Sul
- Palmeira das Missões
- Passo Fundo
- Pelotas
- Santa Rosa
- Uruguaiana