Para reduzir as chances de contágio por covid-19, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) emitiu nesta segunda-feira (12) um novo protocolo que determina que as indústrias devem garantir distância mínima de dois metros entre os funcionários nos seus refeitórios. O protocolo também define que as fábricas gaúchas organizem os assentos de forma alternada, garantindo que nenhum trabalhador fique diretamente ao lado ou em frente a outro colaborador.
No site do sistema 3As do governo do Estado para gestão da pandemia, até o fechamento desta reportagem, a orientação para a indústria indicava apenas que as mesas deveriam ficar distantes dois metros entre si. A última portaria da SES sobre o tema (387/2021) previa separação mínima de um metro entre os trabalhadores nos locais de alimentação das indústrias.
A nova portaria, de número 509/2021, foi publicada no Diário Oficial do Estado desta segunda e já está em vigor.
Procurada, a Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs) não se manifestou sobre o novo protocolo. Conforme dados de maio do Ministério da Economia, a indústria gaúcha emprega 825,9 mil pessoas com carteira assinada. O contingente considera os subsetores indústria extrativa, de transformação, serviços industriais de utilidade pública e construção.