O gabinete de crise do governo do Estado decidiu, nesta terça-feira (20), ampliar as análises antes de bater o martelo sobre o pedido feito pela prefeitura de Porto Alegre para retomada dos grandes eventos presenciais. Pela proposta do prefeito da Capital, Sebastião Melo, os grandes encontros e festas seriam retomados já nesta semana.
O gabinete de crise, comandado nesta terça pelo vice-governador Ranolfo Vieira Júnior, definiu que, antes de aprovar ou reprovar a proposta, é preciso que técnicos do governo do Estado e da prefeitura debatam o tema em profundidade. A reunião para debater a retomada de eventos no município deve ocorrer ainda nesta semana.
O pedido da prefeitura foi entregue na última quinta-feira (15), sendo primeiro avaliado pelo chamado GT Protocolos. A previsão inicial do Piratini era de que o tema fosse decidido assim que houvesse reunião do gabinete de crise.
Pela proposta de Melo, a flexibilização ocorreria já nesta semana, para eventos de até mil pessoas. Gradualmente, o limite de público seria estendido, até que qualquer capacidade fosse liberada.
Segundo a prefeitura, quem participar desses eventos presenciais deverá ser submetido a testagem no momento da entrada. Será necessária aprovação da Vigilância Sanitária local e de um responsável técnico quanto à eficácia do teste de antígeno.
Se for aprovado, o novo protocolo valerá para a Capital e demais municípios que integram a região covid Porto Alegre: Cachoeirinha, Alvorada, Gravataí, Viamão e Glorinha.