O pedido da prefeitura de Porto Alegre para retomar os grandes eventos presenciais na cidade será decidido na semana que vem, sem data definida, pelo governo do Estado. A avaliação começará pelos integrantes do GT Protocolos e depois seguirá para decisão final do gabinete de crise, comandado pelo governador Eduardo Leite. As informações foram confirmadas pela assessoria da Secretaria Estadual da Saúde (SES).
O GT Protocolos, segundo a assessoria da pasta, é composto por representantes da SES, da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão e do Gabinete do Governador.
O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, encaminhou na quinta-feira (15) ao gabinete de crise o pedido para que sejam liberados os grandes eventos presenciais em Porto Alegre e em municípios vizinhos. Pela proposta de Melo, a flexibilização ocorreria a partir da próxima semana, para eventos de até mil pessoas. Gradualmente, o limite de público seria estendido, até que qualquer capacidade de público fosse liberada.
Segundo a prefeitura, quem participar desses eventos presenciais deverá ser submetido a testagem no momento da entrada. Será necessária aprovação da Vigilância Sanitária local e de um responsável técnico quanto à eficácia do teste de antígeno.
Se for aprovado, o novo protocolo valerá para a Capital e demais municípios que integram a região covid Porto Alegre: Cachoeirinha, Alvorada, Gravataí, Viamão e Glorinha.