A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nesta quarta-feira (14), duas novas pesquisas clínicas com candidatas a vacinas contra covid-19, que deverão ser testadas no país. Uma dessas pesquisas, de um novo imunizante da AstraZeneca, terá estudos no Rio Grande do Sul.
A candidata à vacina do laboratório AZD2816 é uma nova versão da vacina atualmente disponível no Brasil (AZD1222) que foi modificada para também fornecer imunidade contra a recém-emergente cepa da variante B.1.351 identificada primeiro na África do Sul.
Trata-se de um estudo de Fase II / III parcialmente duplo-cego, randomizado, multinacional, com controle ativo em adultos de 18 anos de idade ou mais, previamente vacinados e não vacinados para determinar a segurança e a imunogenicidade da candidata. Além do RS, Bahia, Distrito Federal, Paraná, Rio Grande do Norte e São Paulo participarão do estudo.
O segundo ensaio aprovado pela Agência está na fase III e testará a uma nova candidata à vacina desenvolvida pelo Instituto de Biologia Médica da Academia Chinesa de Ciências Médicas (Institute of Medical Biology Chinese Academy of Medical Sciences – IMBCAMS). A pesquisa a ser realizada no Brasil é parte de um estudo que é realizado na China e em outros países. Este trabalho ocorrerá em Goiás, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo.
No Brasil, são aplicadas quatro vacinas, todas previamente estudadas no país: Pfizer, CoronaVac, Oxford/ AstraZeneca e Janssen.