O Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e a Secretaria de Saúde de Itaqui, na Fronteira Oeste, confirmaram, no início da tarde desta quarta-feira (16), a morte de Jairo Dias Piazer Junior, 23 anos, ocorrida às 11h50min.
Trata-se do primeiro caso oficialmente registrado no Rio Grande do Sul de infecção pela variante C37 — também conhecida como andina, identificada inicialmente no Peru — do sars-cov-2, causador da covid-19.
Jairo, morador de Itaqui, era motorista de caminhão e realizou uma viagem com partida de São Paulo que passou pela Argentina, onde a variante está bem presente. Durante o trajeto, ele começou a apresentar os primeiros sintomas.
Na volta para casa, o motorista teve o quadro agravado e precisou ser internado, em 21 de maio. De Itaqui, foi transferido para a Capital. Estava no Centro de Tratamento Intensivo do HCPA.
De acordo com o Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), o óbito não pode ser atribuído à ação da nova variante, para a qual ainda não há evidência de maior gravidade da doença. O paciente apresentava comorbidades.
A identificação da C37, a partir do sequenciamento do genoma do vírus, foi comunicada pelo HCPA ao Cevs na segunda-feira (14). O Ministério da Saúde também recebeu informações do caso.
Autoridades sanitárias da Capital e do Interior estão orientando familiares e demais contactantes da vítima, procurando saber se essas pessoas realizaram testes para a covid-19. Se o material for localizado, deverá passar por análises mais detalhadas.
Confira a íntegra da nota divulgada pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre:
"O Hospital de Clínicas de Porto Alegre informa, com a autorização dos familiares, que o paciente Jairo Dias Piazer Junior, 23 anos, faleceu nesta quarta-feira (16), às 11h50. Quando da internação, o paciente foi identificado com a variante C37 do coronavírus. Na data de hoje, já era considerado não contaminante, ou seja, nesse momento já não transmitia mais o vírus.
Diretor Médico
Prof. Milton Berger"