Uma falha técnica foi constatada pela prefeitura de São Leopoldo, no Vale do Sinos, em um dos refrigeradores da Vigilância em Saúde. O problema ocorreu no último domingo (27), ocasionando alteração na temperatura do equipamento onde estavam armazenadas cerca de 4,5 mil doses de vacinas contra a covid-19.
A Secretaria Municipal da Saúde notificou a Vigilância Estadual sobre o fato e o Estado irá verificar junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e aos fabricantes se os imunizantes sofreram alguma alteração. As autoridades não informaram quais foram as vacinas afetadas. Enquanto é realizada a análise, essa parcela do estoque ficará bloqueada para uso.
A prefeitura solicitou à empresa fornecedora do equipamento, que foi adquirido em abril, manutenção e averiguação do ocorrido, e disse que irá mover ação judicial caso se confirmem os danos.
A empresa manifestou que houve um problema técnico com um dos equipamentos. Um relatório extraído nesta quarta-feira (30) indica uma oscilação de temperatura a partir das 17h40min do domingo até as 8h de segunda-feira (28).