Contabilizando sete litros no estoque, o Banco de Leite do Hospital Materno Presidente Vargas, em Porto Alegre, pede ajuda para doações de leite. A demanda é necessária para suprir a necessidade dos bebês prematuros internados na UTI neonatal da instituição.
A doação pode ser realizada pelas mães que estão amamentando, com excesso diário de leite – mínimo em torno de 50ml, clinicamente saudáveis e residentes na Capital. Conforme o hospital, o alimento doado é essencial, já que auxiliam recém-nascidos com risco extremo de vida enquanto a mãe ainda não consegue produzir o próprio leite.
Para fazer a doação, é preciso entrar em contato com o hospital, que fica na avenida Independência, 661, esquina com Rua Garibaldi, pelo telefone 3289-3334 ou e-mail bancodeleite@hmipv.prefpoa.com.br. Após o preenchimento de cadastro, a equipe começa a buscar o leite direto na residência da doadora, momento em que poderá esclarecer dúvidas.
O leite recebido passa por uma análise de qualidade, segurança e pasteurização e, só depois, é liberado ao consumo dos bebês. O banco do Hospital Presidente Vargas tem capacidade de processar até 100 litros por mês, mas depende de doações para manter o estoque.