O Lar de Idosos São Vicente de Paula, localizado em São Luiz Gonzaga, no noroeste do Estado, registrou um surto de coronavírus entre funcionários e residentes do asilo na última semana. Até a manhã desta terça-feira (11), o local acumulava 64 casos positivos para covid-19.
Os idosos foram os mais atingidos pela doença. Dos 53 moradores do lar, 48 tiveram o diagnóstico confirmado após a realização do teste RT-PCR. Destes, 11 precisaram de internação hospitalar. Dois idosos não resistiram as complicações causadas pelo coronavírus e morreram na semana passada.
As vítimas são um homem e uma mulher, de 77 e 80 anos, respectivamente. Ambos apresentavam comorbidades. Outros sete idosos permanecem em tratamento hospitalar em estado regular. Dois idosos apresentaram melhora e tiveram alta durante a segunda-feira (10).
Dos 26 funcionários do asilo, 16 testaram positivo para o coronavírus. Os trabalhadores não apresentaram sintomas e se recuperam bem. Os moradores e funcionários do local foram vacinados com as duas doses da vacina CoronaVac, entre janeiro e fevereiro.
Segundo o diretor técnico do Hospital São Luiz Gonzaga, José Renato Grisólia, o fato do surto ter atingido um local com pessoas imunizadas evitou que o acontecimento fosse ainda mais grave:
— Acreditamos que o pior já passou. Se não existisse a vacina, poderia ter acontecido um verdadeiro desastre. O fato se agravaria muito em razão das comorbidades apresentadas por quem mora no asilo — pontua
A causa do surto ainda está sendo investigada, mas o aumento de casos na região colocou as autoridades locais em estado de alerta. A prefeitura de São Luiz Gonzaga estuda a possibilidade de uma cepa diferente do vírus estar presente no município. Amostras de pessoas que foram contaminadas recentemente foram enviadas ao Laboratório Central do Estado (Lacen/RS) para genotipagem.