A prefeitura de Cachoeira do Sul repassou 11,3 mil dos 30 mil testes rápidos para detectar coronavírus que recebeu de um empresário do município há cerca de duas semanas. A Secretaria de Saúde de Cachoeira do Sul está com ações de testagem em massa desde a semana passada, mas como os testes vencem no próximo dia 15, não haverá tempo hábil para aplicar os 30 mil exames. Por isso, 13 cidades da Região Central foram contatadas e aceitaram o repasse de um quantitativo de testes.
Foram contemplados com 1 mil doses os municípios de Novo Cabrais, Paraíso do Sul, Faxinal do Soturno, São João do Polêsine, Restinga Sêca, Vale do Sol, Cerro Branco, Rio Pardo e Encruzilhada do Sul e São Sepé. Agudo e Formigueiro receberam 500 cada e Caçapava do Sul 300.
Desde a segunda-feira (26) até esta sexta-feira (7), em Cachoeira do Sul, foram realizados 3.666 testes.
O teste rápido é feito a partir da coleta de uma gota de sangue do dedo da pessoa, e o resultado sai em 15 minutos.
Para os cachoeirenses que quiserem fazer o teste, eles estão disponíveis em postos de saúde e também em tendas itinerantes que são instaladas em pontos e dias e horários específicos na cidade. Além disso, também estão sendo realizadas ações em empresas, escolas e instituições.