Quatro municípios do Litoral Norte suspenderam a aplicação da primeira dose da vacina contra a covid-19 por falta de imunizantes. A situação é registrada em Capão da Canoa, Xangri-Lá, Torres e Imbé. Nessas cidades, só há a garantia de vacinação para quem precisa receber a segunda dose.
Município com maior população da região, Capão da Canoa está sem a primeira dose desde a terça-feira (13) e teve de suspender a vacinação de pessoas com 64 anos ou mais. Na cidade, só recebe a segunda dose quem recebeu a primeira também no município, já que muitas pessoas que residem em outros lugares e têm casa na praia estavam procurando postos de saúde locais.
Tramandaí, Cidreira e Pinhal ainda têm doses para a primeira aplicação. Mas, em Cidreira, por exemplo, elas estão acabando e a prefeitura não consegue ampliar a faixa etária.
A previsão de chegada de novas doses ao Rio Grande do Sul é para sexta-feira (16). Depois, a carga ainda precisa ser transportada para os municípios. Isso quer dizer que algumas cidades, como Capão da Canoa, podem ficar pelo menos quatro dias sem aplicar a primeira dose.
Confira o levantamento da reportagem com as prefeituras:
Tramandaí
O município iniciou nesta quarta-feira (14) a vacinação de idosos com 64 anos ou mais. A aplicação ocorre em seis salas de vacinação, um posto de saúde e dois drive-thrus — um ao lado da farmácia municipal, na Osvaldo Aranha com Emancipação, e um outro no Centro de Eventos, na Avenida Rubem Berta. Idosos acamados estão sendo vacinados em suas residências. A prefeitura alega que a procura é baixa e ainda tem doses garantidas para a primeira e segunda aplicações.
Cidreira
A primeira dose está sendo aplicada em profissionais de saúde e da segurança, além de idosos com 65 anos ou mais. A prefeitura não conseguiu ampliar a faixa etária devido ao baixo número de doses recebidas na última semana. A segunda aplicação é feita para todas as pessoas que completaram o tempo necessário após receberem a primeira.
São quatro unidades de saúde trabalhando na imunização contra a covid-19, sem necessidade de agendamento: USF Brisas do Mar (Rua Ajaecir Nunes da Silveira, 4.419 - Centro), USF Costa do Sol (Rua Begônia, 104 - Costa do Sol), USF Dunas Claras (Rua Idalino Ferreira Fraga, 2.810 - Centro) e USF Caminhos do Farol (Av. Fausto Borba Prates, 6.085 - Salinas).
Pinhal
Vacinas estão sendo aplicadas em casa e também foram realizados dois drive-thrus, que imunizaram cerca de 800 pessoas nos últimos dias. A faixa etária de vacinação, no momento, é de 65 anos. Por enquanto, há doses para a primeira e segunda aplicações.
Imbé
A cidade está aplicando somente a segunda dose. A prefeitura aguarda a chegada de novo lote para retomar vacinação a partir de 63 anos. Um drive-thru teve alta procura na segunda-feira (12) e acabou com as vacinas de primeira dose. Além dos drives, quatro unidades de saúde estão vacinando: postos Mariluz, Nova Nordeste, Santa Terezinha e Centro.
Xangri-Lá
A cidade zerou o estoque da primeira dose enquanto vacinava pessoas de 65 anos ou mais. Na próxima semana, a expectativa é de abrir a imunização para 64 e 63 anos, de acordo com o número de doses que serão recebidas. Para a segunda aplicação, há duas ações programadas para a próxima semana, para idosos de 72 a 75 anos.
As vacinas são aplicadas de forma descentralizada, nas cinco unidades de saúde do município, a fim de evitar aglomeração e deslocamento desnecessário. Cada morador procura sua vacina na UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima da sua residência, de acordo com agendamento prévio divulgado nas redes sociais da prefeitura e busca ativa dos agentes comunitários de saúde, preferencialmente por telefone.
Capão da Canoa
A cidade suspendeu a vacinação da primeira dose em 13 de abril, enquanto imunizava pessoas de 64 anos ou mais. A segunda aplicação só ocorre em quem recebeu a primeira também na cidade. A vacinação ocorre em todos os postos de Estratégia Saúde da Família (ESF).
Torres
Suspendeu a vacinação da primeira dose, que estava em 65 ou mais. Segue somente para a garantia de aplicação da segunda dose. A imunização ocorre no Parque do Balonismo, em sistema de drive-thru, ou por meio de cadastro nos postos de saúde.
A reportagem não conseguiu contato com as prefeituras de Osório e Arroio do Sal.