O Ministério da Saúde autorizou o repasse de recursos para manter oito leitos de unidades de terapia intensiva (UTI) no Hospital Independência, em Porto Alegre, destinados a pacientes com a covid-19. A liberação foi publicada em portaria do Diário Oficial da União desta quarta-feira (14).
O repasse do governo federal para financiar esses oito leitos é de R$ 384 mil, referentes a abril. Na semana passada, foram autorizados recursos para 81 leitos de UTI no Estado, entre adultos e pediátricos, em diversas cidades gaúchas. O valor mais expressivo foi autorizado para o Hospital Restinga, também na Capital, que passa a receber R$ 1,4 milhão por mês para custear 30 leitos de UTI.
O Independência já tinha 30 leitos de UTI, todos criados durante a pandemia para atendimento a pacientes com coronavírus. Desde fevereiro, contava com oito novos leitos, que agora passam a ser mantidos pelo governo federal.
Do início do ano até agora, o Ministério da Saúde já autorizou repasses para custear 1.593 leitos de terapia intensiva no Rio Grande do Sul para uso exclusivo durante a pandemia.