O médico Alexandre Tesheiner Bessil morreu na terça-feira (20), aos 69 anos, em decorrência da covid-19. Nascido em 8 de dezembro de 1951, em Bento Gonçalves, ele era gerente de Interunidades de Emergências do Grupo Hospitalar Conceição (GHC) e atuava na linha de frente do combate à doença.
Funcionário do GHC por mais de 36 anos, Bessil ocupou diversos cargos de gestão, tendo sido diretor técnico de 1990 a 1993. Antes disso, também foi doutorando e médico residente na instituição. Durante sua trajetória, atuou ainda em instituições como o IPE Saúde, o Instituto de Cardiologia e a Unimed Porto Alegre.
Esposa do médico, Mara Lenz conta que ele estava internado havia quase dois meses na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Nossa Senhora da Conceição, na Capital. De acordo com ela, Bessil escolheu permanecer sob cuidados médicos na instituição, pois era o local onde seus amigos estavam.
Sempre muito ativo e determinado, Bessil amava seu trabalho e estava sempre tentando ajudar o próximo, independentemente de quem fosse. Mara afirma que o médico costumava brigar pelas coisas que queria sem medir esforços e que transformou diversos setores do Conceição, conseguindo inclusive organizar a emergência da instituição.
Em nota de pesar, o GHC informou que o médico era querido pelos funcionários e que “deixará muitas saudades em todos que o conheceram”.
Além do amor pelo trabalho, Bessil era apaixonado pelo Internacional e não perdia nenhum jogo do time. O médico era conselheiro e ex-vice-presidente de planejamento do clube — que publicou uma nota nas redes sociais lamentando a morte. O presidente colorado, Alessandro Barcellos, também se manifestou no Twitter, afirmando que perdeu um amigo que o Inter lhe deu.
Na vida pessoal, era um homem dedicado à família. Também tinha muitos amigos, mantendo contato até mesmo com os que fizera durante a infância e sendo querido por todos.
— O Inter era sua grande paixão e os netos, também. Ele cuidava deles como ninguém, estava sempre pronto para ajudar e cuidar — relata Mara.
Bessil deixa a esposa, os dois filhos, Marcela e Frederico, os netos Marcelo, Miguel e Murilo, e os irmãos, Alberto e Ana, além dos dois filhos de Mara, que ajudou a criar, e da neta dela, Luiza, que considerava sua também. A esposa agradece os esforços e a atenção da equipe do Conceição e o apoio de todos os amigos.