A Secretaria Estadual da Saúde (SES) aguarda posição do Ministério da Saúde para decidir sobre a liberação da vacinação para pacientes com comorbidades. A pasta se manifestou a pedido de GZH após a prefeitura de Estância Velha começar a vacinar, nesta terça-feira (20), os doentes crônicos com 59 anos. O prefeito Diego Francisco tomou a decisão após receber orientação do Ministério Público para seguir a imunização para o próximo público-alvo, em razão da conclusão da vacinação da maior parte dos idosos e de ainda possuir doses suficientes nos postos.
Na sexta-feira (16), a SES chegou a orientar o município a não realizar a vacinação naquele momento para este grupo, que ainda não estava contemplado. A pasta disse, na oportunidade, que os municípios deveriam promover busca ativa a idosos que não tenham tomado a vacina e informou que, "caso se comprove sobra de vacinas no município para os grupos já indicados, a SES irá avaliar o remanejamento para outros locais".
Nesta terça-feira, a pasta mudou de posição. “Ontem (19), a Secretaria da Saúde já fez contato com o Ministério da Saúde para tratar da questão, e hoje (20) enviou ofício pedindo para que os municípios que já atingiram a meta de 90% de idosos vacinados possam começar a imunizar as comorbidades. A SES não concorda com doses paradas nos postos de saúde, e acredita que a vacinação precisa avançar da forma mais célere possível”, informou.