Assim que se completar a vacinação contra a covid-19 em pessoas com 60 anos ou mais, o Rio Grande do Sul deve avançar a imunização para indivíduos com algum tipo de comorbidade – ainda não há data definida para começar a vacinação desse público-alvo. A campanha, no entanto, não será encerrada para os idosos, esclarece a Secretaria Estadual da Saúde (SES).
De acordo com a pasta, pessoas do grupo de idosos que já foram chamados, mas que por algum motivo perderam o prazo, podem seguir procurando uma unidade de saúde para receber o imunizante. A SES reforça que essas pessoas podem ser vacinadas durante todo o andamento da campanha.
A mesma regra é válida para Porto Alegre. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) garante que indivíduos pertencentes aos grupos que já foram chamados e que, por alguma razão não foram aos postos, podem fazê-lo a qualquer momento, inclusive nos pontos de drive-thru.
Quem já recebeu a primeira dose e perdeu o prazo orientado da segunda tem a indicação de procurar o quanto antes uma unidade de saúde para completar o esquema de vacinação. Vale lembrar que é fundamental tomar as duas doses da CoronaVac e da Oxford/ AstraZeneca para garantir a proteção adequada.