A pandemia de covid-19 causa sobrecarga de tensão e ansiedade especialmente nos profissionais da área da saúde que atuam na linha de frente do combate à doença. Diante disso, diversos hospitais de Porto Alegre adotaram ou ampliaram iniciativas destinadas ao bem-estar destes funcionários. Entre as atividades ofertadas pelas instituições de saúde, estão sessões de massagem, reiki, ioga laboral, atendimento psicológico e espaços de relaxamento.
O Hospital Mãe de Deus, da Associação Educadora São Carlos (AESC) oferece, desde esta sexta-feira (23), sessões de quick massage (termo em inglês que significa massagem rápida). A prática da atividade dura em torno de 15 minutos e conta com movimentos baseados em técnicas orientais, tendo como principais benefícios o alívio da tensão muscular e a redução da ansiedade.
A instituição passou a disponibilizar tambémioga laboral e terapia reiki, que atua nos estados de desequilíbrio do corpo, da mente e do espírito. Além disso, tem serviço permanente e gratuito de teleatendimento em saúde mental destinado aos colaboradores.
— É um novo olhar em relação ao colaborador como um ser humano integral, que tem vários âmbitos na vida e que a empresa pode e deve ajudá-lo a equilibrar tudo isso para que ele tenha um rendimento melhor e seja feliz no ambiente de trabalho — ressalta Lívia Garcia Sales Moraes, gestora de gente e desenvolvimento da AESC.
A Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, por sua vez, está oferecendo sessões de reiki aos funcionários há três semanas, a partir da iniciativa voluntária do Instituto Ardas. Já na última terça-feira (20), a instituição deu início ao serviço quick massage, que é ofertado por voluntários da Agência de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais e, inicialmente, será destinado somente aos profissionais que atuam nas unidades de terapia intensiva (UTI) covid.
O hospital disponibiliza também sessões de telepsicologia, grupos de apoio psicológico e ainda prevê o lançamento de outras iniciativas, como o serviço de meditação. Supervisora da saúde ocupacional da instituição, Maira Stangler enfatiza que, mais do que nunca, os profissionais que trabalham na área da saúde precisam cuidar de forma contínua do corpo, da mente e da alma.
— Isso reflete no bem-estar do profissional e de quem está sendo atendido por ele, porque não conseguimos doar algo que não temos. Se o profissional estiver sereno, ele consegue transmitir isso — aponta.
Para Pâmela Bratkowski, diretora científica da Sociedade de Psicologia do Rio Grande do Sul (SPRGS), não é possível generalizar os impactos da pandemia nas pessoas nem a forma como cada uma lida com a situação. Por isso, é muito importante que os hospitais ofereçam diferentes atividades para que o profissional escolha aquela com que ele mais se identifica, considerando que alguns preferem atendimento psicológico e outros serviços como massagem e reiki.
— Ter momentos em que os profissionais possam parar, sair do ritmo acelerado e do ambiente de tensão possibilita que eles recarreguem suas energias. Para quem está no limite, incluir na rotina atividades de autocuidado e momentos de lazer pode proporcionar bem-estar e diminuir a chance de adoecimento — salienta Pâmela.
Além do Hospital Mãe de Deus e da Santa Casa, outros hospitais da Capital também estão oferecendo atividades semelhantes aos seus colaboradores. Confira:
Hospital São Lucas da PUCRS
A partir do programa Viver Bem, dedicado ao bem-estar dos colaboradores, proporciona momentos de relaxamento aos funcionários. O setor de fisioterapia da instituição tem agenda disponível de segunda a sexta-feira para os colaboradores interessados em realizar uma atividade laboral, seguida por uma sessão de massagem, que dura em média 30 minutos.
Hospital Nossa Senhora da Conceição
Oferece atendimento psicológico gratuito aos profissionais que já tiveram covid-19. Atualmente, o serviço está disponível por teleconsulta, mas, em casos mais graves, é avaliada a possibilidade de uma consulta presencial.
Hospital Divina Providência
Além dos serviços de psicologia e psiquiatria, o Hospital Divina Providência possui o Ambulatório de Terapias Naturais 1º de Maio (ATNC), que está dando assistência aos colaboradores durante a pandemia. Entre os serviços ofertados, estão reiki, fitoterapia e liberação miofacial, aromaterapia, auriculoterapia, cromoterapia, terapia floral, acupuntura e ventosaterapia. As sessões são realizadas por meio de agendamento.
Os funcionários aliados à Pastoral da Saúde também organizaram um grupo de conexão e oração que a todos os colaborados um momento de reflexão em busca de maior bem-estar e relaxamento.
Hospital Independência
O Hospital Independência também conta com os serviços de reiki, fitoterapia e liberação miofacial, aromaterapia, auriculoterapia, cromoterapia, terapia floral, acupuntura e ventosaterapia, que são ofertados pela Rede de Saúde Divina Providência. Mas, além disso, possui duas novas salas de descompressão, que foram entregues pela associação sem fins lucrativos Arquitetos Voluntários na terça-feira (20).
Os espaços têm como objetivo colaborar para um melhor descanso e desempenho dos profissionais que estão na linha de frente do combate à pandemia. As salas contam com poltronas de massagem, copa, beliches e mesas de apoio para notebook e anotações, além de uma iluminação mais aconchegante.
Hospital de Clínicas de Porto Alegre
Durante a pandemia, implementou diversas ações visando o bem-estar dos funcionários, como aulas virtuais de ioga e sessões de alongamento. Atualmente seguem ocorrendo práticas de mindfulness, atendimentos voltados à saúde mental com a psiquiatria e psicologia, massagens e reiki.
A instituição também oferece atendimento de primeiros cuidados psicológicos aos trabalhadores que testam positivo para covid e grupos de mediação para disponibilizar acolhimento aos impactos psíquicos.
Hospital Moinhos de Vento
Oferece o Programa de Apoio Psicológico da instituição. Além disso, são disponibilizados espaços de relaxamento, como o solar do colaborador e o bosque, e acolhimento por meio da equipe da Pastoral.
Hospital Vila Nova
O Hospital Vila Nova oferece grupos de apoio psicológico, com reuniões realizadas por unidades, em todos os turnos, nas quais os participantes conversam sobre a vida, a rotina e o impacto da pandemia. Também é disponibilizada uma agenda de atendimento individual gratuito. A instituição conta ainda com um espaço para descanso, que foi montado pela ONG Arquitetos Voluntários.
Produção: Jhully Pinto