A prefeitura de Pelotas está investigando um possível caso de armazenamento errado que teria deixado impróprias 35 doses da vacina contra a covid-19 na cidade. Os imunizantes seriam aplicados em profissionais da Unidade Básica de Saúde do Monte Bonito, distrito rural do município.
Em nota, a Secretaria Municipal da Saúde informou que a investigação irá determinar se as vacinas estão impróprias para o uso ou não. O armazenamento incorreto teria sido feito por profissionais do próprio órgão. A investigação conta também com o apoio da 3ª Coordenadoria Regional de Saúde.
O caso aconteceu na semana passada. As doses possivelmente inutilizadas seriam do laboratório Sinovac, produzidas pelo Instituto Butantan. A informação não é confirmada pela prefeitura.
O Butantan recomenda que o imunizante deve ser "fundamentalmente termoestável, por longos períodos, em temperaturas de 2°C a 8°C". Segundo relatos de um profissional de saúde ouvido por GZH, as doses teriam chegado congeladas até a UBS.
Até o caso ser esclarecido, um novo lote foi enviado à unidade, para garantir a imunização dos profissionais. Pelotas já vacinou 19.982 pessoas. Dessas, 13.116 são profissionais da saúde.