A cidade de Pelotas atingiu nesta sexta-feira (12) 100% de ocupação nos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivos para covid-19. A informação foi confirmada pela prefeita Paula Mascarenhas. O município possui 40 leitos e não havia registrado ocupação máxima em 2021.
A prefeitura aguarda a transferência de um paciente que deve receber alta da UTI nesta tarde para liberar um dos leitos. Caso prossiga a lotação, a Secretaria Municipal de Saúde irá cadastrar os pacientes no Gerenciamento de Internação do Estado. Nesse caso, as pessoas que precisarem ser internadas em leitos de UTI terão que ser transferidos para outras cidades.
Além da bandeira preta, novas medidas para conter o avanço do coronavírus não são descartadas em Pelotas. Atualmente o município possui um decreto que proíbe a permanência de pessoas em espaços públicos.
– Neste momento, lotação máxima. Vamos fazer uma live ainda hoje. Estamos aguardando novidades do Estado - afirmou a prefeita Paula Mascarenhas.
Pelotas já registrou 370 mortes desde o começo da pandemia. A cidade chegou a ser última do país com mais de 200 mil habitantes a registrar a primeira morte. O município se destacou também pelas medidas firmes em relação ao combate à covid-19, e chegou a realizar lockdown durante um final de semana na tentativa de conter a doença.