O Complexo Hospitalar da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre inaugura nesta semana 15 leitos de UTI para tratamento de pacientes com covid-19. Cinco vagas foram entregues na segunda-feira (8), e outras cinco entraram em funcionamento nesta terça-feira (9). O último terço será equipado na quarta-feira (10), segundo o diretor-médico da instituição, Antonio Kalil.
O gestor celebra a capacidade de ampliação nas estruturas, demonstrado em todo o município desde o início da pandemia de coronavírus. No entanto, afirma que os leitos entregues na segunda já estão ocupados, e os desta terça serão preenchidos até o final do dia.
— Aumentar leito é importante, mas tem que mudar o comportamento das pessoas, para frear a contaminação. A gente abre leito em progressão aritmética e os casos de covid ocorrem em progressão geométrica. Nunca fecha essa conta — afirma.
Os novos espaços foram adaptados a partir de uma reforma estrutural realizada em um centro de recuperação do bloco cirúrgico do Hospital Dom Vicente Scherer. Todos têm respiradores, bombas de infusão e pontos de hemodiálise, entre outros equipamentos. Equipes da própria instituição foram treinadas e remanejadas para ocupar os locais.
Com o reforço, o complexo da Santa Casa chega a 124 leitos UTI-adulto exclusivos para infectados com covid-19. Há, ainda, 42 vagas para pacientes com outras doenças, também já ocupados.
— Por isso, estamos também reduzindo as cirurgias eletivas, como pacientes oncológicos, cardíacos, entre outros — complementa Kalil.
Em pouco mais de um ano, o total de vagas em UTIs quase dobrou na instituição. Em dezembro de 2019, havia 87 leitos. Já somada a nova área, o total alcançou 166, acréscimo de 90,8%.
A lotação em todos os prédios da Santa Casa era de 107% nesta segunda-feira, com 15 pessoas na emergência à espera de um leito de UTI.