Uma reunião na tarde deste domingo (21) deve definir a distribuição das 322 mil doses de vacinas contra o coronavírus que chegaram ao Rio Grande do Sul. O objetivo do encontro, que será virtual, é determinar quantas vacinas serão enviadas para cada uma das regiões do Estado. Conforme o governo gaúcho, essa negociação ocorre a cada nova chegada de remessas.
A carga chegou ao aeroporto Salgado Filho, na Capital, no início da manhã de sábado (20) e foi encaminhada ao Centro de Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi).
A reunião está prevista para 17h e terá a presença de membros da Secretaria Estadual da Saúde e do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul. A previsão do governo gaúcho é de que o lote comece a ser fracionado e distribuído para as cidades e regiões a partir desta segunda (22).
O lote de 322 mil doses é o segundo maior a chegar ao Rio Grande do Sul. O lote tem imunizantes de dois laboratórios: são 285,8 mil doses da Coronavac, fabricadas pelo Instituto Butantan, e 36,2 mil da AstraZeneca em parceria com a universidade de Oxford, produzidas pela Fundação Osvaldo Cruz. O volume mais expressivo chegou em 18 de janeiro, quando foram enviadas 341 mil doses.