A manhã de quarta-feira (23) foi marcada por grandes filas em Santa Maria. Mas, por um bom motivo: a vacinação contra a covid-19. Foram 12 pontos disponibilizados para a aplicação do imunizante em idosos a partir dos 70 anos. Na última ação, realizada no sábado, a vacina era para pessoas com 74 anos ou mais, quando pouco mais de 4 mil idosos foram imunizados. Nesta quarta, serão mais 5,2 mil.
Dos 12 pontos de vacinação disponibilizados nesta quarta, dois foram no sistema drive-thru, que registraram as maiores filas. O mais tradicional, no parque da Basílica de Nossa Senhora Medianeira, os primeiros chegaram logo após o meio-dia de terça-feira (23), com os carros formando 6 quilômetros de fila. No campus da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) também se registrou grande quantidade de veículos. Os dois locais dispunham de 800 doses para aplicação.
No centro da cidade, o maior ponto de vacinação para pessoas a pé foi no Colégio Marista, com 700 doses. No local, por volta das 8h, a fila percorria três quadras. Mas nem mesmo a espera em pé foi motivo para qualquer queixa.
– Chegou a minha vez. Quando vi que era para quem tinha a partir de 70, já me programei. Estou há uma hora na fila, mas pratico esporte, faço caminhada, não tem problema nenhum esperar. Está um clima gostoso, fresquinho, não choveu. A vacina é a nossa salvação, quanto mais rápido vier, mais breve sairemos dessa situação – afirma o aposentado Danilo Fontoura, 70 anos.
Até o momento, segundo o vacinômetro disponibilizado no site da prefeitura de Santa Maria, o município recebeu 49.810 doses. Dessas, 30.176 já foram aplicadas, sendo 22.473 em primeira dose e 7.703 em segunda dose. No entanto, ainda não estão contabilizadas as pessoas vacinadas no último sábado e também as que estão sendo imunizadas nesta quarta.
Além disso, na terça-feira (23), a Região Central recebeu mais 18.810 doses. Santa Maria terá direito a pouco mais de 7,5 mil delas.