Marcada para se iniciar às 8h desta terça-feira (2), a corrida para garantir a vacina contra a covid em Santa Maria, na região central, começou ainda na tarde de segunda (1º). Às 16h30min de segunda, os primeiros carros chegaram na fila para o drive-thru no Parque da Medianeira, onde 800 doses foram disponibilizadas. Antes da abertura dos portões para início da vacinação, a fila chegou a se estender por quase cinco quilômetros.
Serão 2,9 mil doses disponibilizadas para idosos a partir dos 80 anos. Na semana passada, esse mesmo público já havia sido vacinado no interior do município.
Além do drive-thru na Basílica da Medianeira, a vacinação ocorre no mesmo sistema próximo à reitoria da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) no campus de Camobi. Lá serão 300 doses disponíveis.
O casal de aposentados Marli e Ilzemaro Schneider, de 81 e 83 anos, respectivamente, foi às 5h30min para a fila do drive-thru na UFSM. Foram mais de 2 horas e 30 minutos de espera, mas que valeram a pena, segundo eles.
— Tivemos que esperar um pouco, mas não tem problema, passou rápido. Agora estamos vacinados. Estou aguardando a reação, só que a melhor delas, a da criação de anticorpos — brinca Ilzemaro.
— Chegamos cedo, mas o tempo passa, tem que ter paciência. O braço não está doendo nada. Mas se doer um pouquinho, nem vamos dar bola, não tem problema — complementa Marli.
Além desses dois pontos, outro de bastante procura é o montado na Praça Saldanha Marinho, no centro, que também terá 800 doses. Lá os idosos devem chegar a pé para receber a vacina. A fila não estava tão grande como na semana passada, quando o local foi ponto para vacinação de profissionais liberais da saúde.
Os outros três são no Centro de Convivência 21 de Abril, no bairro Itararé, na região nordeste, e na Unidade Básica de Saúde Wilson Paulo Noal, no bairro Camobi, na zona leste, ambos com 300 doses cada. E também no Centro Comunitário do bairro Tancredo Neves, na zona oeste, com 400 doses.
Continuidade
Vacinação para idosos a partir dos 80 anos tem seis pontos de aplicação em Santa Maria
Serão 2,9 mil idosos imunizados nesta terça-feira na cidade
Naion Curcino
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project