As estruturas para montagem de um hospital de campanha em Porto Alegre chegaram na madrugada desta sexta-feira (12) ao Estado. O material, vindo de Manaus, foi trazido em um avião da Força Aérea Brasileira e desembarcou por volta das 4h30min na base de Canoas.
Pouco depois das 8h, quatro caminhões deixaram o local transportando as estruturas. Os veículos foram escoltados rumo à zona sul da Capital, onde chegaram cerca de uma hora e meia depois.
O hospital de campanha, com 20 leitos destinados a pacientes com coronavírus, será erguido em um pátio do Hospital da Restinga. A estrutura será composta por três barracas, com um total de 144 metros quadrados. A expectativa é de que a montagem termine entre domingo (14) e segunda-feira (15).
Em entrevista ao programa Gaúcha Atualidade, da Rádio Gaúcha, a comandante do Hospital de Campanha do Exército, coronel Ocilene Vargas Pereira, afirmou que o local contará, inicialmente, com oito leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) — quatro a mais do que o previsto. Segundo ela, há possibilidade de aumento, mas isso depende da chegada de novos respiradores.
Além de montar e guardar o hospital, o Exército disponibilizará oito respiradores, 20 camas, 20 monitores, gerador de energia e sistema de ar-condicionado, segundo o secretário municipal da Saúde, Mauro Sparta. A prefeitura entrará com os profissionais de saúde do Hospital da Restinga, que atenderão a população.
A informação sobre a instalação da unidade foi antecipada pelo colunista Paulo Germano, de GZH. A criação do hospital partiu de uma operação conjunta entre prefeitura, governo do Estado e Exército, após um pedido informal feito na terça-feira (9) pelo governador Eduardo Leite ao Comando Militar do Sul e uma solicitação oficial na quarta-feira (10).
Saúde sob pressão
Na tarde de quinta-feira (11), 187 pessoas com coronavírus aguardavam na fila por um leito de UTI em Porto Alegre. Havia outros 800 pacientes com covid-19 em leitos intensivos, mais do que o dobro do teto de capacidade definido pela prefeitura no início da pandemia.