O principal comitê consultivo sobre imunização do Canadá recomendou nesta segunda-feira (1º) que a vacina contra covid-19 produzida pela AstraZeneca, em parceria com a Universidade de Oxford, não seja administrada a pessoas com 65 anos de idade ou mais no país, citando evidências insuficientes sobre a eficácia para aquele grupo.
A avaliação do Comitê Consultivo Nacional sobre Imunização está alinhado com países europeus, e foi entregue três dias após o regulador de medicamentos do Canadá ter autorizado o uso da vacina da AstraZeneca. A agência afirmou que a vacina atende aos requisitos de segurança, eficácia e qualidade e pode ser administrada a pessoas de todas as idades.
No entanto, "os dados são insuficientes para determinar a eficácia em indivíduos com idade igual ou superior aos 65 anos", afirmou o comitê. Espanha, Alemanha e outros países europeus seguem linha semelhante, e não administram as vacinas em pessoas acima de determinada idade. Autoridades do Reino Unido, porém, defendem a capacidade da vacina de Oxford de evitar a hospitalização de idosos.
Fonte: Dow Jones Newswires.