Após a determinação de medidas mais rígidas no combate ao coronavírus, as forças de segurança de Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo, já registraram 58 denúncias de descumprimento das determinações, executaram abordagem a 130 pessoas e fecharam um bingo clandestino e uma casa noturna. Para garantir o cumprimento das normas de combate à transmissão da covid-19, há cerca de 55 agentes e 24 viaturas nas ruas, pertencentes à Brigada Militar, polícia Civil, vigilância sanitária e ao corpo de bombeiros. As novas normas passaram a valer na noite de sexta-feira (5) e se estendem até as 5h de segunda-feira (8).
É o segundo final de semana da cidade onde só é permitido sair de casa para compras essenciais em supermercados ou farmácias. O secretário de Segurança e Mobilidade Urbana de Santa Cruz do Sul, Everton Oltramari, entende que a maioria da população têm se resguardado em casa, mas reforça que a minoria que insiste em transgredir as normas está sendo punida.
— Na semana passada, a ação foi mais para orientação das pessoas. Nesse final de semana, elas já sabem que não devem circular e que só pode sair de casa para situações essenciais. Então estamos abordando as pessoas na rua, aplicando multas por estarem sem máscara ou em parques, além de vistoriar estabelecimentos — afirma Oltramari.
O município está aplicando multas que variam de R$ 300 a R$ 3 mil, a depender das circunstâncias e da gravidade da infração. A secretaria de Segurança informa que, entre as 20h de sexta-feira e as 7h de sábado de manhã, já haviam sido aplicadas 14 multas administrativas, referentes a circulação por motivo não essencial, circulação sem uso de máscara e funcionamento irregular de estabelecimentos.