O Paraguai assinou um contrato para a compra da vacina russa Sputnik V. As doses serão destinadas, em princípio, aos funcionários da saúde, paramédicos e pessoas com mais de 60 anos, segundo anunciou nesta quinta-feira (4) o ministro da Saúde do país, Julio Mazzoleni.
- Tenho o prazer de anunciar que assinamos um contrato com o Fundo de Investimento Russo. Posteriormente estaremos informando sobre o volume e os tempos de entrega das vacinas contra a covid-19 - declarou o secretário de Estado em entrevista coletiva.
A compra é resultado de negociações diretas com as farmacêuticas, disse Mazzoleni.
O ministro lembrou que outro lote de vacinas, da Oxford/AstraZeneca, fabricado no Reino Unido e adquirido através do mecanismo Covax, chegará ao Paraguai na segunda quinzena de fevereiro, mas não especificou as quantidades.
Com pouco mais de 7 milhões de habitantes, o Paraguai tem um registro de cerca de 136 mil infectados e 2.779 mortes por covid-19, de acordo com as últimas estatísticas divulgadas nesta quinta-feira, uma das mais baixas da América do Sul.
- A situação epidemiológica está estável em relação às duas primeiras semanas deste ano - disse o ministro. - Embora os números estejam estáveis, ainda são elevados e isso não nos permite relaxar - ressaltou.