O governo do Estado já distribuiu às coordenadorias regionais de Saúde 282.180 doses de vacinas contra a covid-19. São 170.810 unidades da CoronaVac e 111.370 do imunizante desenvolvido pela Universidade de Oxford/AstraZeneca.
Confira na tabela abaixo a distribuição das doses entre os municípios gaúchos:
CoronaVac
Todos os 497 municípios gaúchos receberam doses da vacina CoronaVac, do Instituto Butantan. De acordo com a SES, a prioridade de vacinação é para idosos moradores de asilos ou acamados, profissionais de saúde, indígenas e quilombolas. As doses da primeira remessa de 340 mil vacinas da CoronaVac, que chegou ao Estado no dia 18, serviram para vacinar 100% dos idosos em asilos e indígenas e quilombolas, mas apenas 34% dos profissionais da saúde.
A secretaria distribuiu metade do primeiro lote. A outra parte está reservada para uma segunda aplicação, nas mesmas pessoas que receberam a primeira dose.
Vacina de Oxford
As unidades do imunizante de Oxford/AstraZeneca chegaram no último domingo (24) ao RS. Ao todo, foram enviadas 111.370 doses — um percentual de vacinas fica retido pela Secretaria Estadual da Saúde (SES) para qualquer imprevisto. Caxias do Sul, na Serra, recebeu 5.200 doses, Bagé, na Campanha, 1.080 ampolas e Erechim, no Norte, 1.060, por exemplo. Veja a lista completa, incluindo as doses de CoronaVac, na tabela abaixo.
Ao menos 36 municípios não receberão doses dessa segunda remessa (veja relação abaixo). A maioria fica no Vale do Sinos e na Região Metropolitana, área de abrangência da 1ª Coordenadoria Regional. A responsável pela área, Ane Beatriz Nantal, explica que foram feitos cálculos para equilibrar a distribuição.
— Tivemos que fazer ajustes para que profissionais de saúde e os moradores e trabalhadores de asilos sejam vacinados em todos os municípios — diz.
As doses da vacina de Oxford tiveram distribuição integral. Isso se deve à possibilidade de um tempo maior de intervalo entre as aplicações das duas doses. O Estado prevê receber nova remessa até que seja preciso aplicar a segunda dose nesse público.
Mesmo com a distribuição completa para as coordenadorias, ainda há municípios que não retiraram as doses a que têm direito. Na região de Pelotas, a prefeitura de Amaral Ferrador deve enviar um carro para a sede da 3ª Coordenadoria ainda nesta quinta-feira (28) para retirar 30 doses.
Já na Região Metropolitana, até a manhã desta quinta-feira (27), ao menos quatro cidades ainda não haviam enviado representantes para retirar as doses. É o caso de Sapucaia do Sul, São Sebastião do Caí, Sertão Santana e Triunfo. A coordenadoria afirma que as retiradas estão previstas para ocorrerem até a tarde desta quinta-feira.
Painel mostra os números do coronavírus no RS
Municípios que não receberam doses da vacina de Oxford nesta leva
- Arambaré
- Araricá
- Arroio dos Ratos
- Barão
- Barão do Triunfo
- Barra do Ribeiro
- Brochier
- Cambará do Sul
- Campo Bom
- Capela de Santana
- Cerro Grande do Sul
- Chuvisca
- Estância Velha
- General Câmara
- Glorinha
- Gravataí
- Harmonia
- Lindolfo Collor
- Maratá
- Mariana Pimentel
- Minas do Leão
- Morro Reuter
- Nova Hartz
- Nova Santa Rita
- Pareci Novo
- Parobé
- Presidente Lucena
- Riozinho
- Salvador do Sul
- Santa Maria do Herval
- São Francisco de Paula
- São Jerônimo
- São José do Hortêncio
- São José do Sul
- São Pedro da Serra
- Três Coroas