O Rio Grande do Sul recebeu, na manhã desta segunda-feira (25), um novo lote de 53,4 mil doses da vacina CoronaVac, contra a covid-19. Conforme a Secretaria Estadual da Saúde (SES), o avião trazendo o material desembarcou pouco antes das 11h no aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre.
Uma van branca transportou as doses do terminal até a Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi), na zona leste da Capital. O veículo foi escoltado por quatro viaturas da Polícia Federal e agentes armados.
Às 11h40min, o comboio chegou à Ceadi. A SES ainda não informou quando começará a distribuir as novas unidades da CoronaVac.
O imunizante produzido pelo Instituto Butantan, de São Paulo, pertence ao novo lote de 4,1 milhões de unidades que foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na sexta-feira (22). As doses irão reforçar a vacinação dos grupos prioritários no Estado, que teve início no último dia 17.
Também nesta segunda-feira, começou a distribuição no Rio Grande do Sul de um lote de 116 mil doses da vacina de Oxford. A carga foi importada da Índia e recebida no domingo (24) pela Secretaria da Saúde.
Quem pode se vacinar
Com o número bastante reduzido de doses disponíveis no Brasil neste primeiro momento da fase 1 do Plano Nacional de Imunização, a prioridade para receber as doses é dos profissionais da saúde que atuam no atendimento de pacientes com coronavírus, idosos que vivem em lares de longa permanência ou acima dos 75 anos e indígenas. Ainda não há vacinação aberta em postos de saúde para demais pessoas previstas nos grupos prioritários.