Mais nove pacientes com coronavírus vindos de Porto Velho, em Rondônia, chegaram ao Rio Grande do Sul na manhã desta sexta-feira (29). O avião da Força Aérea Brasileira (FAB) aterrissou por volta das 5h30min no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre.
Depois de passarem por uma triagem, os pacientes serão encaminhados a três hospitais da Capital: o Clínicas, o Conceição e o Vila Nova. Eles têm idades entre 30 e 74 anos.
A previsão era de que o Estado recebesse 10 novos pacientes de Rondônia, mas houve uma piora no quadro de saúde de um deles.
Na madrugada de quarta-feira (27), outras nove pessoas, entre 41 e 79 anos, vieram do Estado do norte do Brasil e foram internadas para tratamento nos hospitais Conceição e Clínicas. Mais pacientes devem chegar neste sábado (30).
Para ajudar a desafogar as internações pela covid-19 em Rondônia, que está à beira de um colapso na saúde por conta do alto número de infectados pela doença, o governo do Rio Grande do Sul chegou a oferecer até 50 leitos clínicos. Até agora, apenas 18 vagas foram ocupadas.
De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde (SES), as internações desses pacientes de Rondônia não interferem no cálculo das bandeiras do modelo de distanciamento controlado. Os pacientes só irão para UTIs em caso de piora. Nesse momento, ficarão em leitos clínicos, cujo percentual de ocupação está baixo neste momento – cerca de 22%.