A técnica em enfermagem Bruna Martins Pereira, 35 anos, que trabalha há 14 anos no hospital São Vicente de Paulo, em Osório, foi surpreendida pela 18ª Coordenadoria Regional de Saúde ao saber que seria a primeira moradora do Litoral Norte a receber uma dose da vacina contra a covid-19. Aluna do último semestre da graduação em Enfermagem, Bruna atua na UTI covid e foi vacinada às 15h49min desta terça-feira (19).
— Ontem (segunda-feira, 18) ainda falávamos entre os colegas sobre quando seríamos contemplados. Jamais imaginei que receberia agora. E nunca pensei ser a primeira de todo o Litoral Norte — conta.
A região recebeu 4.280 doses da vacina contra a covid-19, nesta terça-feira, segundo a coordenadoria. Osório, que tem população estimada pelo IBGE em 46 mil habitantes, é o município que receberá a maior quantia na região: 695 ampolas.
Atuando diretamente com pacientes com pacientes com covid-19 desde o início da pandemia, Bruna é mãe de um bebê de um ano e quatro meses, madrasta de uma jovem de 18 anos e é casada há 13 anos com um bombeiro militar, que também seguiu trabalhando na rua durante a pandemia. Ela conta que a família se isolou dos amigos desde março do ano passado.
— É uma doença diferente de todas as outras. Só estando lá na linha de frente para ter uma real ideia de quão violenta ela é com os pacientes. Por isso, decidimos manter distância porque seguimos trabalhando — ressalta.
Para Bruna, o início da vacinação em solo brasileiro é só o começo de um novo capítulo no combate ao coronavírus.
— Precisamos continuar mantendo todos os cuidados até todas as pessoas serem imunizadas. Mas estou extremamente emocionada porque estamos começando a luta para vencermos a batalha contra esta doença — finaliza, embargando a voz.
Pela previsão de Osório, 370 doses serão para profissionais da linha de frente de atendimento à covid-19, outras 160 para idosos, 135 para trabalhadores de asilos e 30 para indígenas.
Todos os municípios pertencentes à 18ª Coordenadoria receberão a vacina. Depois de Osório, Torres é quem terá mais doses da CoronaVac — receberá 649. Tramandaí terá disponível 565 doses e começa vacinar às 18h desta terça. Em Capão da Canoa, são 560. Em Balneário Pinhal, com 125 doses, a vacinação começa na quarta, com profissionais de saúde.