O governador Eduardo Leite fará uma visita ao parque de produção da União Química, fabricante da vacina russa Sputnik V no Brasil. A viagem a São Paulo está prevista para ocorrer na próxima terça-feira (26). Este será o segundo encontro envolvendo o governo do Estado e representantes da empresa. O primeiro ocorreu nesta quinta-feira (21), com a participação da secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann.
Conforme a Secretaria Estadual da Saúde (SES), a reunião ocorreu por meio de videoconferência e serviu para a pasta ter um conhecimento do trabalho realizado pela União Química e pelos desenvolvedores da vacina. Foram apresentados o estágio atual da produção e as possibilidades de uso do imunizante no país, especialmente quanto à tramitação na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
De acordo com a SES, a avaliação inicial foi positiva, uma vez que a vacina já está sendo adotada por vários países e tem 10 milhões doses na Rússia disponíveis para exportação. Foi destacado também que a fabricante possui os insumos necessários para manter a produção dos imunizantes contra o coronavírus.
Leite confirmou que a aproximação com os representantes da Sputnik V se faz necessária para que o Estado conte com outras opções de vacinação para a população, caso fracassem as negociações do governo federal com Índia e China para o envio de doses prontas e componentes que faltam para os imunizantes da Universidade de Oxford/AstraZeneca e da Sinovac.
Até o momento, a Anvisa não aprovou o uso da Sputnik V, nem para aplicação emergencial como ocorre com as outras duas vacinas.