O aumento no número de pacientes diagnosticados com o coronavírus fez com que dois hospitais anunciassem nesta segunda-feira (14) a ampliação de leitos nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). As mudanças ocorreram nos hospitais Nossa Senhora da Conceição e Mãe de Deus.
O Grupo Hospitalar Conceição (GHC) confirmou que já estão abertos 10 novos leitos de UTI na unidade covid. Assim, o Hospital Conceição passa a ter 39 vagas para pacientes em situação mais grave. Além disso, o GHC informou que reabriu a UTI de retaguarda, com 10 leitos, no Hospital Cristo Redentor – estes destinados a pessoas com outras enfermidades.
A transferência dos pacientes não-covid deve ocorrer até a quarta-feira (16). O diretor-presidente do GHC, Cláudio Oliveira, afirma que, com o crescimento das internações pelo coronavírus, os novos leitos serão rapidamente ocupados.
— Os 10 novos leitos já estão disponíveis, mas, por conta da alta procura registrada nos últimos dias, acredito que até o final da semana já tenhamos todas as vagas preenchidas — revelou o diretor-presidente.
O Hospital Mãe de Deus informou que, já a partir desta segunda-feira (14), está flexibilizando as restrições de atendimento na emergência e no Espaço Azul – a emergência exclusiva para pacientes com sintomas gripais. O motivo é a abertura de oito leitos extras para tratamento intensivo, que estarão disponíveis a partir desta terça-feira (15). No entanto, segue vigente a restrição para pacientes que estejam com sintomas leves de coronavírus.
O hospital confirmou ainda que a liberação será monitorada em tempo real e, havendo necessidade de retomar as restrições no atendimento, isso será realizado com o objetivo de garantir qualidade e segurança assistencial para pacientes com covid-19 ou outras doenças.