Classificada em bandeira preta no mapa definitivo do sistema de distanciamento controlado, a região de Pelotas divulgou que utilizará o sistema de cogestão, adotando os protocolos da bandeira vermelha. Isso é possível pois o governo do Estado confirmou o retorno do modelo nesta segunda-feira (14), que estava suspenso até então.
Conforme a Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul), a região adotará a íntegra dos protocolos da bandeira vermelha ressaltando que os municípios que quiserem poderão adotar regras específicas e mais rígidas.
A prefeitura de Pelotas confirmou que está elaborando um novo decreto. De acordo com a prefeita Paula Mascarenhas, as novas regras, previstas para serem divulgadas nesta terça-feira (15), não serão tão restritivas como as que ainda estão em vigência - as atividades não essenciais estão fechadas no município desde quinta-feira (10).
— Estamos buscando um equilíbrio neste momento tão difícil. Amanhã (terça-feira), todos os estabelecimentos poderão voltar a abrir. Vamos analisar as medidas e é possível que tenhamos que voltar a ter novos fechamentos daqui há alguns dias — revelou a prefeita Paula Mascarenhas.
O retorno do sistema de cogestão foi recebido com alívio pelo Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Pelotas. O setor já vem enfrentando dificuldades e, nas últimas semanas, a situação ficou ainda mais crítica. O sindicato reconhece que o momento é difícil, mas espera que a prefeitura permita que os estabelecimentos continuem abertos.
— Estamos na expectativa que a prefeitura publique um novo decreto, mas que nos permita trabalhar. A situação é muito difícil. Mesmo que seja com limitação de horário, mas que possamos seguir atuando. Quem não cumprir as regras, que seja multado, porém não é necessário punir a todos — afirmou o presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Pelotas, Eduardo Hallal.
A reportagem de GZH entrou em contato com o Sindicato dos Lojistas (Sindilojas) e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Pelotas em busca de um posicionamento, mas ainda não obteve retorno.