Mesmo sem nenhuma morte confirmada por covid-19, a prefeitura de Jóia, na Região Noroeste, decidiu decretar toque de recolher por tempo indeterminado no município. A nova medida passou a valer na noite desta quarta-feira (4).
Segundo a prefeitura, o motivo é o aumento do número de casos no município de população estimada em 8,5 mil habitantes. Em 14 de outubro, eram 20 casos confirmados; atualmente, são 85. O balanço da Secretaria Estadual de Saúde (SES), no entanto, considera 53 diagnósticos positivos.
— Aumentou rapidinho. Percebemos que algumas pessoas ficam nas praças, na rua, promovendo aglomerações durante a noite. Entendemos que não tinha necessidade. O melhor é ficar em casa mesmo — justifica o vice-prefeito Ari Ecker.
Há preocupação também com o fato de não haver hospitais em Jóia. Assim, pacientes graves são encaminhados para Ijuí. No último dia 30, o município referência na região também apertou as regras, proibindo, até 8 de novembro, atividades escolares da rede privada e eventos esportivos em academias, quadras e campos, entre outros.
O toque de recolher imposto em Jóia vale entre 22h e 5h. Nesse período, a circulação é permitida apenas para serviços de saúde, segurança pública, Conselho Tutelar, assistência social, telentrega de alimentos e atividade de funcionários de empresas privadas, desde que apresentem identificação funcional. Pessoas que forem comprar medicamentos ou que estiverem retornando ao município também podem se deslocar.
Para evitar aglomeração, a prefeitura também proibiu o consumo de bebidas alcoólicas em locais públicos.