Porto Alegre tem nesta quinta-feira (15) 241 pacientes com coronavírus internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). São dois pacientes a mais do que no dia anterior. O número de leitos ocupados tem se mantido estável nesta semana — o dia com menor taxa foi terça-feira (13), com 234 pacientes.
Em relação a quinta-feira-passada (8), a queda é de 5%: na data, havia 254 pessoas com covid-19 recebendo tratamento intensivo.
Se analisada a média móvel — variável recomendada por especialistas para avaliar o andamento da pandemia de forma mais precisa — a redução da taxa de ocupação nas UTIs é de 7%. Essa é a sexta semana consecutiva com queda nesse indicador.
Esse cálculo compara os últimos sete dias com o período de sete dias imediatamente anterior. A média de pacientes internados, na semana entre 9 e 15 de outubro, ficou em 240. Nos sete dias anteriores, de 2 a 9 de outubro, era de 258.
Ocupação de leitos caiu 30% em comparação a setembro
O pico de internações de pacientes graves com a covid-19 na capital gaúcha ocorreu nos dias 2 e 4 de setembro, quando 347 pessoas estavam recebendo tratamento intensivo. Desde então, a taxa de ocupação está reduzindo.
Se compararmos o número de leitos ocupados nesta quinta-feira com o recorde de internações, a queda é de 30%.
Taxa geral de ocupação
A taxa geral de ocupação, incluindo pacientes internados por outras doenças, está em 86,62%. São 667 pacientes para 778 leitos (há oito leitos bloqueados). O Hospital Moinhos de Vento e o Instituto de Cardiologia estão com 100% dos leitos de UTI ocupados. Os hospitais de referência no combate à covid-19 estão com taxa de ocupação estável, mas ainda elevada: Clínicas (82,96%), Conceição (93,33%) e Santa Casa (78,51%).