O Rio Grande do Sul voltou a registrar crescimento na média diária de mortes e novos casos de coronavírus calculados na última semana em comparação aos sete dias anteriores. Esses dados, que vinham caindo, voltaram a subir na terça-feira (29) e permaneceram em crescimento até esta sexta-feira (2). Os cálculos são realizados por GZH a partir de dados da Secretaria Estadual da Saúde (SES).
Nesta sexta, a média de registros de óbitos desde o dia 26 ficou em 40 a cada 24 horas, número 8,94% acima do observado no intervalo entre 19 e 25 de setembro, quando houve 36,7 mortes por dia.
Em relação a novos casos, o aumento é mais expressivo. Na semana entre 26 de setembro e esta sexta, foram informadas cerca de 2.588 novas contaminações por coronavírus a cada 24 horas, em média, uma alta de 36,58%. No período anterior, entre 19 e 25, a média diária foi de 1.895 casos registrados. É preciso ressaltar que na quinta-feira (1º) foram incluídas 3,1 mil notificações de Porto Alegre anteriores a setembro, o que elevou o saldo.
A chamada média móvel, calculada por GZH, é uma variável recomendada por especialistas para analisar o andamento da pandemia de forma mais precisa. Em vez de comparar apenas um dia com outro, analisa-se um período mais amplo com o imediatamente anterior. No caso, sete dias.
O método reduz distorções causadas por atrasos em notificações em fim de semana, quando menos testes são processados por laboratórios.