O Rio Grande do Sul apresentou estabilidade nos novos casos de covid-19 nos últimos sete dias, mas as notificações de mortes voltaram a subir. Os registros de óbitos provocados pelo coronavírus a cada 24 horas no Rio Grande do Sul aumentaram 9,7% nos últimos sete dias em relação ao período anterior.
A comparação mostra que na semana entre 27 de agosto e 2 de setembro o total de óbitos confirmados somou 310, ou 44,3 a cada dia, na média. Já no intervalo posterior, entre 3 e 9 de setembro, foram 340 mortes registradas, ou 48,6 por dia, em média.
A alta vem após uma sequência de números mais baixos de novos registros de mortes verificados pela Secretaria Estadual da Saúde (SES) no final de semana e no feriado, o que é normal em razão da redução das equipes municipais que levantam as informações. Na terça-feira (8), a média móvel de mortes havia baixado para 42,8 por dia.
Levantamento de GZH também mostra que a média de novos casos registrados se manteve estável nos últimos sete dias em relação à semana anterior.
A SES confirmou 2.380 novos infectados a cada 24 horas, em média, nesta semana. No período anterior, foram 2.385 casos por dia.
Esses dados, calculados por GZH com base nos boletins diários da SES, representam a média de novos casos e mortes nos últimos sete dias.
A chamada média móvel é uma variável recomendada por especialistas para analisar o andamento da pandemia de forma mais precisa. Em vez de comparar apenas um dia com outro, analisa-se um período mais amplo com o imediatamente anterior.