A prefeitura de Santa Maria informou a morte da vítima mais jovem por covid-19 na cidade. Se trata de um bebê de seis meses, que estava internado na UTI pediátrica do Hospital Universitário de Santa Maria (Husm). O nome do menino não foi divulgado.
Conforme o município, a morte aconteceu na última segunda-feira (7). É a 44ª morte provocada por infecção de coronavírus na cidade. Até então, a vítima mais jovem em Santa Maria era um adolescente de 14 anos.
De acordo com informações do hospital, o bebê estava internado desde 27 de junho. Ele deu entrada por apresentar problemas pulmonares, além de uma cardiopatia congênita. No dia 4 de julho, por conta do estado de saúde, precisou ser transferido para a UTI do hospital.
Segundo o Husm, a criança e os familiares que o acompanhavam passaram, no dia 24 de agosto, por testes aleatórios de coronavírus — que acontecem no hospital e são previstos no plano de contingência — quando confirmaram que estavam contaminados. Eles estavam assintomáticos.
Essa testagem, conforme o hospital, foi a mesma pela qual passaram profissionais da UTI pediátrica. Além do bebê, 11 trabalhadores estavam com o vírus.
Depois da confirmação, o menino foi isolado e a UTI Pediátrica ficou restrita aos quatro internados que já estavam na unidade. Dos 11 profissionais, cinco retornaram às atividades. As internações devem ser normalizadas quando os demais trabalhadores retomarem suas jornadas.