Com alta demanda de pacientes com coronavírus, a UPA Moacyr Scliar, localizada na zona norte de Porto Alegre, voltou a restringir atendimento na manhã desta segunda-feira (3). O mesmo já havia ocorrido na semana passada e em outros dias ao longo do mês de julho.
Até a manhã e início da tarde de domingo (2), a UPA ainda conseguia atender tranquilamente os pacientes que chegavam. No entanto, entre a tarde e a noite, o movimento aumentou. No total, 78 pessoas buscaram o Centro de Atendimento Respiratório Covid-19, sendo que 64 precisaram de atendimento médico.
Nesta manhã, os três leitos da sala de estabilização da ala covid estão ocupados – sendo que um deveria, prioritariamente, ficar livre para atender emergências. Nas outras duas salas da área covid, são sete pacientes sendo atendidos, sendo que o local comporta até seis – um deles precisou ser acomodado em uma poltrona.
— Se chegasse um paciente grave hoje pela manhã, teríamos dificuldade para prestar o atendimento. Nossa área de isolamento não é tão grande, e não podemos ficar acumulando pessoas neste espaço. A equipe assistencial também não dá conta de atender tanta gente — explica a gerente da UPA, Jaqueline Cesar Rocha.
Na ala não covid, o número de pessoas sendo atendidas é adequado. Os pacientes com suspeita ou confirmação de coronavírus, no entanto, não podem ser levados para este local.
O pedido da gerência da UPA é para que pacientes com sintomas leves de doenças respiratórias, de covid-19 ou gripe, por exemplo, procurem os pronto-atendimentos ou unidades básicas de saúde. Nos casos graves, como pessoas com dificuldade para respirar, o atendimento não será recusado, e a UPA seguirá recebendo.
— Assim que liberarem os espaços, reavaliaremos a situação. Por enquanto, aquele que chegar com febre alta e com dificuldade para respirar será atendido, mesmo com a capacidade sobrecarregada. Nos demais casos, o paciente pode procurar outro local — complementa Jaqueline.
Procurada, a Secretaria Municipal de Saúde afirmou que os Pronto-Atendimentos da Lomba do Pinheiro, Bom Jesus e Cruzeiro do Sul seguem atendendo normalmente, além dos postos de saúde.