Pela primeira vez desde abril, a transmissão de coronavírus está sob controle no Brasil, conforme cálculos do centro de controle de epidemias do Imperial College, do Reino Unido. Contudo, de acordo com a Folha de S.Paulo, o índice não indica estabilização: a reaceleração pode aparecer como decorrência do maior otimismo em relação à pandemia e consequente afrouxamento de cuidados.
O Brasil passou 16 semanas na zona vermelha, com taxa de contágio acima de 1. Agora, o levantamento indicou que o índice está em 0,98. Isso significa que cada 100 pessoas contaminadas pelo coronavírus infectam outras 98, que por sua vez contagiam outras 96, que transmitem a outras 94.
O outro único país com a taxa de contágio abaixo de 1 é o Chile, com 0,85. A nação completou a oitava semana com contágio controlado.
A taxa é calculada pelo Imperial College com base no número de mortes reportadas, e não de casos registrados. A defasagem entre o momento de contágio e o óbito faz com que mudanças nas políticas de combate à covid-19 levem cerca de duas semanas para se refletirem nos cálculos.