Nesta quarta-feira (26), a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) recebeu a doação de R$ 560 mil do Banrisul para custear a sétima e oitava etapa da pesquisa que avalia a prevalência do coronavírus no Rio Grande do Sul, chamada Epicovid19-RS.
O termo de cooperação foi celebrado, de forma online, entre o presidente do banco gaúcho, Cláudio Coutinho, e o reitor da universidade, Pedro Hallal, com a participação da secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann.
As etapas anteriores foram patrocinadas por Instituto Serrapilheira, Unimed Porto Alegre e Instituto Cultural Floresta.
— Depois que o coronavírus ficar para trás, vamos olhar para esse tempo e lembrar da importância que essa pesquisa representou para o combate à pandemia — avalia Hallal.
Encomendada pelo governo do Rio Grande do Sul à UFPel, a pesquisa estima o percentual da população gaúcha que já contraiu a covid-19. De acordo com a instituição, os dados mais recentes identificaram que a proporção de habitantes com anticorpos para o coronavírus dobrou no Rio Grande do Sul no intervalo de um mês.
A UFPel também realiza o estudo da prevalência do vírus em nível nacional. Mas, no dia 21 de julho, a pesquisa Epicovid19-BR perdeu o apoio e financiamento do Ministério da Saúde. Na ocasião, a universidade expressou a vontade de continuar com os trabalhos e avaliou a decisão como política. Já no dia 5 de agosto, a instituição anunciou a parceria com o programa Todos pela Saúde, fundo criado pelo Itaú Unibanco para apoiar medidas contra a doença. A quarta etapa da pesquisa nacional está prevista para esse final de semana.